Vamos utilizar a terminologia julgada adequada e que é, normalmente, proferida no meio náutico. Acompanha-o neste espaço, e para que dúvidas não existam, um GLOSSÁRIO de termos náuticos, para que possa consultar.
Independentemente da bitola ou do material de que são feitos, a bordo de uma embarcação não existem cordas mas sim cabos, com excepção da corda do sino (utilizado para dar informação aos marinheiros das horas), a corda do relógio e, ainda, (a)corda que se faz tarde!
Existem 3 tipos de cabos: os de fibra de origem vegetal (linho, pita, cairo, cânhamo, sisal, algodão, manila) designando-se por enxárcia branca ou alcatroada; os compostos por fios metálicos (arame zincado ou aço inoxidável) e os de fibras sintéticas (nylon, perlon, dacron, kevlar, spectron, etc) mais usados na marinha de recreio.Os de fibras vegetais não são tão fortes como os de fibras sintéticas e decompõem-se quando molhados. As fibras sintéticas por sua vez deterioram-se com os raios ultra-violetas do sol, mas a sua variedade e resistência faz com que sejam as mais preferidas na marinha de recreio. Os cabos em aço, por não serem tão flexíveis, não são usados senão em aparelhos fixos, como os aparelhos de força.
Para os nós, e é aquele que agora nos interessa para o os nossos trabalhos, vamos utilizar um cabo branco de pequena "bitola" (fio ou linha de algodão branco) que é o que se vê em qualquer trabalho de Arte de Marinheiro. Também existe um fio de merlim que é mais grosseiro e de maior bitola; normalmente, encontramos este cabo naqueles trabalhos expostos em pequenas lojas de comércio.
Existem 3 tipos de cabos: os de fibra de origem vegetal (linho, pita, cairo, cânhamo, sisal, algodão, manila) designando-se por enxárcia branca ou alcatroada; os compostos por fios metálicos (arame zincado ou aço inoxidável) e os de fibras sintéticas (nylon, perlon, dacron, kevlar, spectron, etc) mais usados na marinha de recreio.Os de fibras vegetais não são tão fortes como os de fibras sintéticas e decompõem-se quando molhados. As fibras sintéticas por sua vez deterioram-se com os raios ultra-violetas do sol, mas a sua variedade e resistência faz com que sejam as mais preferidas na marinha de recreio. Os cabos em aço, por não serem tão flexíveis, não são usados senão em aparelhos fixos, como os aparelhos de força.
Para os nós, e é aquele que agora nos interessa para o os nossos trabalhos, vamos utilizar um cabo branco de pequena "bitola" (fio ou linha de algodão branco) que é o que se vê em qualquer trabalho de Arte de Marinheiro. Também existe um fio de merlim que é mais grosseiro e de maior bitola; normalmente, encontramos este cabo naqueles trabalhos expostos em pequenas lojas de comércio.